30 de janeiro de 2018

# leticia # livros

Resenha Nacional | Minha Primeira Paixão - Pedro Bandeira e Elenice Machado de Almeida



Título: Minha Primeira Paixão
Autor: Pedro Bandeira e Elenice Machado de Almeida
Ano de lançamento: 1999
Editora: Editora FTD
Páginas: 88




Sinopse

Frida e seus cachinhos ruivos. Pimpo e seus óculos de aros pretos. Frida sentada na carteira à frente de Pimpo, na sexta série. Uma implicância feroz nasce imediatamente entre os dois. Provocação: "Batata-Frida!", "Cara-de-coruja!". Da provocação, os dois partem para a guerra aberta. Até que eles começam a sentir que quem implica muito com o outro é porque gosta dessa pessoa...
Esta história começou a ser escrita por Elenice Machado de Almeida. Mas uma doença foi mais forte do que o amor de Elenice pela vida. Junto com a saudade, Elenice deixou os cinco primeiros capítulos deste livro. Pedro Bandeira tomou para si essa paixão, o nascimento do amor entre jovens, e completou esta linda história que você agora tem nas mãos.


Os Autores

Elenice Machado de Almeida nasceu em São Paulo. Fez o curso de línguas Neolatinas na Faculdade Sedes Sapientiae, formando-se professora. Mas nunca exerceu a profissão. Casou-se com um médico neurocirurgião com quem teve quatro filhos. Na hora de dormir contava-lhes velhas histórias e, quando o estoque acabava, inventava novas.
Pedro Bandeira nasceu em Santos, em 1942. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. A partir de 1983 tornou-se exclusivamente escritor. Sua obra, direcionada a crianças e jovens, tem ganhado diversos prêmios, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Já vendeu mais de 20 milhões de exemplares de seus livros.


Consideração


Uma história sobre amor escolar que nos leva diretamente a nossa juventude. As implicâncias, os apelidos bobos, as brigas, tudo faz parte de uma paixão saudável entre dois colegas de classe, mas ninguém da o braço a torcer. E é nesse ritmo que Frida e Pimpo desenrolam sua história. A cada pagina lida eu me sentia mais próxima deles, como se aos poucos eu fosse entrando na história, como se o tempo todo eu estivesse sentada na carteira do canto, enquanto Frida ia até o quadro resolver um problema de matemática, ou observando Pimpo escrever um de seus poemas. Elenice e Pedro me levaram a viajar em um novo mundo, onde apenas uma pagina não satisfazia, eu precisava de mais, eu precisava de Frida e Pimpo, eu precisava da implicância, precisava do amor, precisava sentir aquela escrita simples que me satisfazia. O único problema de Minha Primeira Paixão é que existe um fim.


Culpa daquela sardenta cacheada que fez eu me distrair outra vez...
 - Pimpo - Pagina 28 -


Ele nem desconfia da vingança que eu preparei para ele.
- Frida -  Página 48 -


Olá Leitor,
Essa é minha primeira resenha nacional, do primeiro livro nacional que eu li, ainda na escola, nas aulas de português. Um grande agradecimento a minha professora, Vânia, e suas aulas de leitura em sala. E um grande agradecimento a você, leitor, que leu minha resenha até o fim.

Alguma indicação nacional? Deixe nos comentário, ou mande um email através da pagina Contato ali em cima. Adoramos estar perto dos nossos amigos leitores.




22 comentários:

  1. Livro assim me desperta um sentimento de nostalgia, afinal todos nós vivemos algo parecido com o amor de Frida e Pimpo. Não conhecia o livro, mas com certeza é uma boa pedida para relembrar velhos tempos. Recomendo o primeiro livro que li, O Menino Narigudo do Walcir Carrasco.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela época em que nem sabíamos lidar com uma paixão, bons tempos aqueles.
      Obrigada pela recomendação, pode ter certeza que está anotada.

      - Leticia
      Ler, Resenhar e Postar

      Excluir
  2. Oie
    Romances assim bem leves e envolventes são ótimos né? Eu adoro! Principalmente porque remete a gente a época da escola e dos primeiros "crushs" kk amei a resenha, já quero ler esse livro.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bya!
      Eles são maravilhosos, sem duvida gosto muito hahah Não esquece de contar pra gente sua experiencia.

      Beijos
      - Leticia

      Excluir
  3. Olá!
    Adoro a escrita do Pedro Bandeira, me lembra a minha infância xD
    Não conhecia esse livro e ele parece ser uma gracinha (mesmo eu não gostando muito dessa ideia de que quando crianças se gostam eles se implicam).
    Gostei da resenha :D
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jasmim!
      Ele tem mesmo uma escrita envolvente, não é? Além de simples e bem fácil de entender. Fico muito feliz que tenha gostado. Pena que o conceito não lhe agrade muito, mas leia qualquer dia, garanto que não vai se decepcionar ;)

      Beijos.
      -Leticia

      Excluir
  4. Adorei sua resenha, também li esse livro na escola, na época do fundamental. Também tive a sorte de me deparar com ótimos professores que muito me incentivaram. Amo os escritos de Pedro Bandeira. Fiquei até saudosista agora. Continue lendo nacionais, os amo!

    @segredosdetinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tay!
      Que bom que gostou! Professores são uma base muito importante, não é? Em principal os de língua portuguesa, pois são nossa principal ponte para a leitura. Pode deixar, não apenas vou ler como vou trazer para o blog.

      Beijos.
      - Leticia

      Excluir
  5. Olá!!

    A hora que eu vi a capa desse livro, já imagino que devo ter lido num passado distante..Ele e muito fofinho e me deu uma saudade do meu antigo colégio!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Ele é realmente muito fofo <3 Além de uma passagem direta para as lembranças colegiais. Fique sempre de olho por aqui, procurarei trazer sempre bons livros.

      Beijos.
      - Leticia

      Excluir
  6. Durante a adolescência fui super ligada nos livros do Pedro Bandeira, mas este aqui me passou batido, mesmo sendo em parceria, gostaria de ter lido mais nova. Adorei conhece-lo aqui.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ivi!
      Nunca é tarde pra ler um livro hahahah ainda mais um tão doce e engraçado.

      Beijos
      - Leticia

      Excluir
  7. Oi!
    Acredita que eu nunca li nada do Pedro Bandeira? E não foi por oportunidade, pois tinha alguns livros aqui em casa dele, que minha mãe tinha me dado, mas nunca me interessei. Mas sei da importância dele para a literatura brasileira e para muitos leitores.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carolina!
      Menina, você não sabe o que está perdendo. Além do Minha Primeira Paixão, outros dos meus favoritos são os livros da coleção Os Karas. Quem sabe um dia você não da uma chance pra ele.

      Beijos
      - Leticia

      Excluir
  8. Oiii,

    Nunca li a obra, mas lembro de vê-lá na biblioteca do colégio. Achei a resenha muito instigante e fiquei curiosa para conhecer estar história de amor que surge de uma implicância, o que é bem comum mesmo. Gostei da dica e espero poder conferir a história.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!

      Que bom que gostou, assim que tiver uma oportunidade de uma lida no livro, vale realmente a pena.

      Beijos
      - Leticia

      Excluir
  9. Oiii tudo bem???

    Não me lembro se li esse livro mais jovem, mas ele não me é estranho, devo ter lido quando mais nova.
    Quando foi descrevendo parece que fui tendo um dejavu. Se for esse mesmo que eu li, lembro que gostei bastante, mas ja deve fazer um 16 anos que li.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!

      Que bom que te fiz lembrar, esse é um livro que vale a pena se ter na memória e no coração.

      Beijos
      - Leticia

      Excluir
  10. Oi Letícia...
    É tão bom quando a gente se envolve assim com um livro e se conecta com os personagens como me pareceu que aconteceu contigo em relação a essa história. Não conhecia o livro e o autor, mas que livro interessante para iniciar na leitura nacional hein?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Muito interessante, além de fofo a leitura é leve e descontraída, o que facilita o gosto pelo livro. Vale muito o tempo de leitura.

      Beijos
      - Leticia

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Adoro livros deste gênero, além de abordarem assuntos de uma maneira mais simples e sensível, também passam um sentimento tão ótimo, algo parecido com nostalgia. E adorei sua resenha, com certeza é um livro que leria. Dica anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim e você?

      Fico feliz que tenha agradado, quando puder ler me conta o que achou do livro.

      Beijos
      - Leticia

      Excluir

Procurando algo?

Nos acompanhe no Instagram!

Arquivo do Blog