26 de janeiro de 2018

# juliane # makoto shinkai

Mangá | Kotonoha no Niwa, O Jardim das Palavras

Título: O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)

Autor: Makoto Shinkai
Ano de lançamento: 
2016
Editora: 
NewPOP
Páginas: 200

.

Sinopse

Takao Akizuki é um colegial que sonha em ser sapateiro e passa os dias desenhando e criando novos modelos, numa manhã chuvosa, em uma de suas escapadas para desenhar, conhece Yukari Yukino no jardim. Os dois passam a conversar e uma conexão especial nasce, agora, sempre que chove durante a manhã, os dois se encontram no jardim.
.

Minhas considerações

O cenário em si, tanto na animação quanto no mangá, são bem monótonas ao mesmo tempo que se torna um conceito muito singular criado pelo autor porque tudo se desenvolve de acordo com a chuva. No primeiro encontro entre Takao e Yukino ocorre por acaso em um jardim da cidade numa manhã chuvosa; Ele fugindo da aula e ela de sua rotina de trabalho. Embora não haja um diálogo fluente entre os dois ambos encontraram conforto na companhia um do outro, principalmente da parte da Yukino. Sendo assim ela recita um tanka - um estilo de poema japones - que soa como um combinado para Takao: 


Como um vago trovão no céu nublado trazendo chuva. Se for, me faz companhia?

Os encontros entre o Takao e a Yukino passam a ser sempre em dias chuvosos e no mesmo lugar que se conheceram.

É evidente o sentimento que nasce entre eles, mas tudo fica subentendido devido a diferença de idade que possuem, assim como os problemas que cada um carrega; No decorrer da trama muitos outros sentimentos são revelados de forma sutil e melancólico.



Esse mangá é, de longe, um dos meus preferidos; principalmente por ser no estilo One-Shot - que eu amo - pelo estilo da arte, que seguem traços muito delicados e proporcionais, e (não menos importante) pela história. Eu gostei muito do desenrolar dos fatos e da forma que o autor e do ilustrador representaram os sentimentos dos personagens, pois o final nos dá muita esperança por seguir um conceito mais aberto no sentido de não ter uma definição exata do que pode ou não acontecer dali em diante. Como eu digo as vezes: é uma história mais pra sentir do que para compreender. 


A animação desse mangá - caso alguém tenha preguicinha de ler - pode ser conferido na telona, inclusive na nossa amada Netflix. Depois que você conhecer a história verá que O Jardim das Palavras nunca é demais.



A animação desse filme foi dirigido e editado pelo Makoto Shinkai, o próprio autor da história, e a animação foi feita pela CoMix Wave Film, estudio que que está no mercado desde 2007 e distribuída pela Toho. A Comix Wave também dirigiu outros títulos do mesmo autor como Cinco Centimetros por Segundo (Byōsoku 5 Senchimētoru / 5 Centimeters Per Second) e Your Name (Kimi no na wa) que foi lançado recentemente no Brasil no dia 11 de outubro de 2017 e que segue o mesmo estilo de drama romântico.  Ambos os longas vocês podem conferir na Netflix.

Acredito que valha muito a pena ler esse mangá e ter também lá na estante da sua casa ou no seu ambiente favorito pra sempre reler quando bater uma saudade, porque é uma obra muito profunda pra ler só uma vez e, claro, conferir a animação também.



Olá leitores! Como estão? Tudo belezinha?
Espero que tenham gostado da dica de mangá desse post e se lerem ou assistirem essa obra voltem aqui pra nos dizer o que acharam.
Se quiserem deixar alguma recomendação também, fiquem a vontade pra comentar aqui na página!

Um comentário:

  1. Me tira uma dúvida.
    No mangá termina com aquele final em aberto mesmo?
    Estava torcendo muito pra eles ficarem juntos.

    ResponderExcluir

Procurando algo?

Nos acompanhe no Instagram!

Arquivo do Blog