18 de janeiro de 2018

# juliane # livros

Resenha | O pessegueiro - Sarah Addison Allen


Título: O Pessegueiro (The Peach Keeper)
Autor: Sarah Addison Allen
Ano de lançamento: 2013 (2011)
Editora: Editora Planeta (Bantam)
Páginas: 256

.

Sinopse

Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época área de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. Mas Willa soube há pouco que uma antiga colega de escola – a elegante Paxton Osgood – da abastada família Osgood, restaurou a Blue Ridge Madam e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é um esqueleto, encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade, que com certeza irá fazer surgir coisas terríveis. Pois os ossos, pertencentes ao carismático vendedor ambulante Tucker Devlin, que exerceu os seus encantos sombrios em Walls of Water setenta e cinco anos antes, não são tudo o que está escondido longe da vista e do coração. Surgem igualmente segredos há muito guardados, aparentemente anunciados por uma súbita onda de estranhos acontecimentos em toda a cidade.

.
A autora

Sarah Addison Allen nasceu em Asheville, na Carolina do Norte e é licenciada em Literatura. Além de sua obra "O Pessegueiro" também é autora de outros 19 títulos, sendo alguns deles: O Jardim Encantado (lançado como "Encantos no Jardim" no Brasil), O Quarto Mágica e A magia das pequenas coisas e A garota que perseguiu a lua (também lançado pela Editora Planeta)
.

Minhas considerações

Eu diria que a palavra chave desse livro é superação.

A superação de uma perda, a superação de medos antigos, a superação de uma violência sofrida e, acima de todas: a superação sobre si mesmo.

Cada capítulo nos deixa algo para refletir através de uma narrativa bem detalhada e sentimentos descritos com sutileza e emoção, principalmente nas cenas que envolvem Paxton Osgood, uma das personagens que mais me cativou por seu desenvolvimento na trama.

Estamos acostumados sempre com um personagem central em ascensão na história, mas nesse caso o foco é distribuído de forma democrática entre todos os envolvidos, onde cada um possui seu momento na história em que precisam se libertar de fantasmas antigos sem que haja um protagonismo excessivo - ao meu ver - dando uma leveza única ao desenrolar dos acontecimentos e, embora a sinopse tenha um ar de suspense essa obra se revelou um romance na maior parte da leitura.

Mas deixando o romance um pouco de lado, o livro destaca como assunto principal a violência contra a mulher. Algumas das personagens sofrem com isso em determinado ponto da história, e devido a isso chegam a conclusão que somente nós - mulheres - podemos nos proteger desse mal nos mantendo unidas por essa causa, o qual seria a lema do clube fundado na mansão Blue Ridge Madam.

A história do clube feminino também é muito legal de entender, pois segundo uma das fundadoras o significado do clube se perdeu ao longo dos anos e o que era sinônimo de ajuda para as mulheres necessitadas se tornou um simbolo de ostentação para as gerações seguintes. Quantas coisas tiveram seu real significado perdido ao longo dos anos na nossa própria realidade? Quantas boas intenções foram ofuscadas por sentimentos sem nobreza? E o que fazemos para mudar isso? São alguns dos questionamentos que me fiz durante a leitura, pois podemos tomar o exemplo até de festas tradicionais em nossa cultura que tiveram seus reais propósitos deixados de lado e substituídos por motivos fúteis.

A garota que ela era não aprovaria a mulher que ela se tornara. Aquela garota sempre presumiu que, nessa idade, ela seria tão feliz quanto havia sido naquela época. O que aconteceu?

- Paxton Osgood, final do capítulo 14


No mais, mesmo que algumas partes relatem acontecimentos pesados e deprimentes, é uma leitura muito boa e relaxante para os dias em que você tem vontade de sair da rotina. Eu já tinha decidido lê-lo apenas por analisar a arte da capa, que é de uma delicadeza singular, e no final me encantei muito com o desfecho previsível, mas não decepcionante, dos personagens.


Olá leitores! 
Espero que tenham gostado da indicação desse livro e que, se tiverem a oportunidade, venham a lê-lo também pra compartilhar sua opinião aqui com a gente.
Dessa vez não teremos o primeiro capítulo disponível para download, mas se você não puder adquirir o livro físico é certeza que você consegue encontrar na versão digital, belezinha?
Então muito obrigado pela presença aqui no blog e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procurando algo?

Nos acompanhe no Instagram!

Arquivo do Blog